terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Eficiência e eficácia nas organizações

A administração visa o alcance dos objetivos organizacionais de maneira eficiente e eficaz. A ideia da eficiência está relacionada aos meios. Isto significa otimização de recursos nos processos organizacionais. Um administrador eficiente é aquele cuja unidade de trabalho opera diariamente com um custo mínimo de materiais e de trabalho.


Já a eficácia tem relação direta com os fins, ou seja, com o alcance dos resultados planejados. É a medida do resultado da tarefa ou alcance do objetivo estabelecido. Um administrador eficaz é aquele cuja unidade de trabalho alcança os objetivos predeterminados.


Quando temos eficiência e eficácia ao mesmo tempo, geramos efetividade organizacional. No entanto, nem sempre há eficiência e eficácia no processo produtivo (vejam a figura).


Muitas vezes, certas pessoas fazem trabalhos com um alto nível de eficiência, mas sem utilidade para a organização. Da mesma forma, não adianta apenas focar em metas e objetivos, atendê-los sem se preocupar com os meios de produção, pois o desempenho poderia ser bem melhor se houvesse melhor utilização destes recursos, sejam financeiros, de pessoal, físicos, etc.


Referência:

CHIAVENATO, Idalberto. Administração nos novos tempos. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.