segunda-feira, 20 de agosto de 2012

O que é produtividade?

Aumentar a produtividade é produzir cada vez mais e/ ou melhor com cada vez menos recursos. Neste caso, podemos considerar que a produtividade de uma empresa pode ser dada através da divisão entre o que ela produz (produtos/ serviços) pelo que ela consome (recursos).

Sendo assim, as empresas produzem produtos/ serviços com o propósito de atender às necessidades de seus clientes. Estes produtos devem ser especificados, projetados e produzidos de tal forma a terem valor, ou seja, serem necessários, desejados e ambicionados pelos clientes. O preço é função deste valor. Cobra-se pelo valor que se agrega. Se o valor não suplantar o preço, as vendas caem e é então necessário dar desconto. No entanto, se a empresa conseguir criar valor com um baixo custo, ela poderá atrais consumidores com maior facilidade.

Para aumentar a produtividade de uma empresa, deve-se agregar o máximo de valor (máxima satisfação das necessidades dos clientes) ao menor custo. Não basta aumentar a quantidade produzida, é necesário que o produto tenha valor, que atenda às necessidades dos clientes. Quanto maior a produtividade de uma empresa, mais útil ela é para a sociedade, pois está atendendo às necessidades dos seus clientes a um baixo custo. O seu lucro decorrente é um prêmio que a sociedade lhe paga pelo bom serviço prestado e um sinal de que deve crescer e continuar a servir bem.

Referência:
CAMPOS, Vicente Falconi. TQC - Controle da Qualidade Total (no estilo japonês). Nova Lima: INDG Tecnologia e Serviços, 2004.

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

O Brasil nas Olimpíadas: uma análise crítica

Acompanhei algumas competições dos jogos olímpicos, em especial, as que tinham a participação dos brasileiros. Também vi e li reportagens e comentários (muitas críticas, por sinal) sobre o desempenho do Brasil nas olimpíadas. Afinal, o Brasil, do tamanho que é, do potencial que tem, ficou em 22º lugar no quadro de medalhas, com 3 medalhas de ouro, cinco de prata e nove de bronze, totalizando 17 medalhas, e ficando atrás de países Cazaquistão, Irã e Jamaica (países com menor poder econômico). Isto, de fato, é uma preocupação dos brasileiros e dos órgãos representativos do esporte, até pela proximidade das olimpíadas do Rio. Temos pouco tempo para formar uma geração de atletas.

Mas, voltando à Olimpíada de Londres, qual a razão para este desempenho? É um desempenho ruim? Para muitos críticos, este desempenho é ruim e está associado à falta de incentivo e investimento ao esporte brasileiro. Outros dizem que há investimentos, mas alguns atletas são supervalorizados (principalmente do futebol masculino) e chegam nos jogos com excesso de exposição e confiança depositada, que acaba não refletindo no resultado final. Eu não seria tão radical ao ponto de afirmar que o desempenho do Brasil foi ruim, pelas condições que temos e oferecemos aos nossos atletas.

                                           Sarah Menezes: ouro em Londres. Fonte: Portal Terra.

Na verdade, não existe um motivo, existem vários motivos. Acredito, como muitos disseram, que o investimento no esporte precisa ser melhor distribuído, principalmente nos esportes individuais, que refletem em mais medalhas no quadro olímpico. O Brasil tem uma política e cultura histórica de valorizar e investir mais os esportes coletivos, sobretudo, o futebol. Com isso, muitos atletas de esportes individuais não conseguem ter a estrutura adequada para treinamento.

Outro ponto crítico se refere a profissão esportiva. No Brasil, muitos atletas não vivem do esporte, porque o esporte não é considerado uma profissão. Eles praticam o esporte por amar e gostar do esporte (são amadores), mas precisam seguir em paralelo outra carreira, ter um outro emprego para poder sobreviver, diferente dos Estados Unidos, onde muitos atletas vivem apenas do esporte e possuem mais foco. Isto não quer dizer que o governo abraça e banca todos os atletas. Há uma cultura de incentivo e participação da iniciativa privada, com patrocínio e apoio ao esporte. O Brasil perde e muito nesse quesito.

Também falta um "trabalho de base" que precisa ser desenvolvido no Brasil. O trabalho de base ao qual me refiro está associado à valorização e condução do esporte nas escolas. O esporte precisa ser mais incentivado e divulgado pela mídia e órgãos governamentais. Desta forma, teremos uma participação maior da iniciativa privada no que se refere ao investimento e patrocínio aos atletas. O governo precisa criar a estrutura inicial, com a criação e manutenção de centros esportivos nas diversas localidades, e com o apoio das empresas. Só esta ação ajuda a reduzir os índices de criminalidade e potencializa o interesse por esportes entre os jovens. O atleta precisa ser formado desde cedo, para ter um bom nível de competitividade.

Outra questão que precisamos cuidar é da formação dos treinadores / professores do esporte. Dar aulas de educação física não é só colocar uma bola na quadra e pedir para o pessoal correr. A formação precisa ser mais técnica e direcionada.  Os profissionais de educação física que não possuem uma formação prática precisam adqurir técnicas do esporte e seguir em uma determinada modalidade. Já os profissionais que tiveram uma vivência prática (foram atletas), precisam adquirir mais didática para trabalhar melhor o relacionamento e tornar a atividade esportiva agradável com os alunos, além de aprimorar a parte técnica esportiva.

Com todas essas questões, percebemos que o problema é bem maior do que parece e aparenta. Se quisermos ser uma grande potência do esporte, teremos um longo caminho pela frente.

Por fim, gostaria de parabenizar a todos os atletas brasileiros. Com todos esses problemas, chegar lá não é fácil, mas a força de vontade e dedicação de muitos fazem do Brasil um país
promissor e que a cada ciclo olímpico cresce e se destaca cada vez mais.