sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Planejamento estratégico nas empresas brasileiras: concretização ou imaginação?


Em um dos textos que eu li esta semana (Para as empresas brasileiras o futuro já chegou – Revista Exame) falava sobre a nova realidade das empresas brasileiras ao desenvolverem e projetarem seus negócios (ações, projetos) para o longo prazo. É impossível não pensar e considerar que isto se deve às condições oferecidas pelo cenário macroeconômico atual. Enquanto alguns países europeus e os Estados Unidos vivem em uma crise considerável e tentam achar soluções, os emergentes aproveitam (ou tentam aproveitar) o bom momento vivido por eles para consolidar o crescimento econômico.

Todas estas questões servem como informações relevantes para o mercado nacional, especialmente as empresas de setores com maior perspectiva de crescimento. Desta forma, a construção e visualização do cenário mercadológico futuro propicia a formulação destas ações. No entanto, ainda é importante considerar e analisar os aspectos políticos e econômicos internos, que ainda servem como referência e podem interferir e modificar esta projeção. O mercado brasileiro, mesmo com todo o crescimento nos últimos anos, ainda é visto com incerteza pela instabilidade das ações governamentais. Isto se torna ainda mais visível quando algumas regras são modificadas para atender a certos interesses ou para gerar maior regulação do mercado.

Analisando as informações mais recentes vinculadas na mídia sobre o crescimento brasileiro, percebe-se que, embora o Brasil se torne a sexta maior economia do mundo, a projeção que é feita para 2020 mostra que outras economias equivalentes ao Brasil, como México e Índia, terão um crescimento econômico mais sustentável, confirmando a idéia de que as projeções dos negócios das grandes empresas para o longo prazo e a formulação de um planejamento estratégico real se tornam viáveis muito mais por questões macroambientais relacionadas às crises das grandes economias do que propriamente pelas condições oferecidas internamente.

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