quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Mapas Estratégicos

Os mapas estratégicos baseados no BSC (Balanced Scorecard) fornecem um modelo que mostra como a estratégia relaciona os ativos intangíveis a processos de criação de valor. Abaixo, um exemplo de mapa estratégico voltado para a estratégia de baixo custo operacional.

- A perspectiva financeira descreve os resultados tangíveis da estratégia em termos financeiros tradicionais. Ex.: ROI, valor para os acionistas, rentabilidade, crescimento da receita.

- A perspectiva de clientes define a proposição de valor para os clientes-alvo. Ex.: qualidade do produto, entrega pontual, inovação.

- A perspectiva de processos internos identifica os poucos processos críticos que se espera exerçam o maior impacto sobre a estratégia. Ex.: Investimentos em P&D, desenvolvimento de produtos, parceria.

- A perspectiva de aprendizado e crescimento define os ativos intangíveis mais importantes para a estratégia. Ex.: capital humano, sistemas de informação, capital organizacional (clima, cultura organizacional).

Vale lembrar que as perspectivas financeiras e de clientes são consequências ou resultados do que pode ser gerado nas demais perspectivas (processos e aprendizado e crescimento). As perspectivas de processos e aprendizado e crescimento procuram trabalhar questões internas, em áreas funcionais e/ou processos de negócio para gerar resultados financeiros e satisfação dos clientes.
Referência:
KAPLAN, Robert S.; NORTON, David P. Mapas Estratégicos: convertendo ativos intangíveis em resultados tangíveis. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

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