Sendo assim, é relevante que as empresas entendam os impactos que a relação pode causar nos negócios, como também aspectos jurídicos e legais que norteiam e regulamentam os contratos. O cliente e o fornecedor devem se esforçar para obter um contrato justo que possa antecipar as prováveis ocorrências durante o seu prazo de vigência e estabelecer um mecanismo de resolução possível de executar. Embora seja importante a idéia de colaboração na relação entre contratante e contratado, muitas relações possuem atritos constantes por não estarem amadurecidas o suficiente para promover o crescimento de ambas as partes, isto é, a visão competitiva prevalece diante de tal situação. Por isso, é importante que a negociação seja aberta e que as bases sejam bem fixadas para que a negociação seja realmente consistente.
Na formulação de contrato, muitas empresas procuram estabelecer responsabilidades na relação, definindo acertos e questões de comum acordo, conhecidos como SLAs. Os SLAs (service level agreements) servem para definir pontos acordados sobre a qualidade dos serviços prestados pelo fornecedor, definidos no contrato. Eles especificam os níveis de serviços que o cliente pode esperar do fornecedor, incluindo metas de desempenho. Determinar os SLAs antes da execução dos serviços é essencial para manter um bom relacionamento entre a organização contratante e seu fornecedor. É importante que a empresa defina e negocie esses acordos o quanto antes, de preferência, no início das negociações dos contratos. Posteriormente, eles são concretizados no fechamento do contrato. É fundamental definir SLAs consistentes que possam oferecer à organização contratante uma visão mais precisa dos serviços terceirizados.
Referências:
BLOMBERG, Jeanette. Negotiating meaning of shared information in service system encounters. European Management Journal, v. 26, n. 4, p. 213-222, 2008.
BROWN, Douglas; WILSON, Scott. The black book of outsourcing: how to manage the changes, challenges, and opportunities. Hoboken: John Wiley & Sons, 2008.
GOTTSCHALK, Petter; SOLLI-SAETHER, Hans. Managing successful IT outsourcing relationships. Hershey: IRM Press; London: IRM Press, 2006a.
HALVEY, John K.; MELBY, Barbara M. Business Process outsourcing: process, strategies, and contracts. 2. ed. Hoboken: John Wiley & Sons, 2007.
HALVEY, John K.; MELBY, Barbara M. Information technology outsourcing transactions: process, strategies, and contracts. 2. ed. Hoboken: John Wiley & Sons, 2005.
MEDEIROS, Bruno Campelo. A influência do processo de terceirização de tecnologia da informação na utilização dos modelos de contratação de serviços: um estudo de casos múltiplos. 2009. Dissertação de mestrado. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Rio Grande do Norte.
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