quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Modelos de melhores práticas de terceirização de TI


Em 2001, o Centro de Qualificação de serviços de Tecnologia da Informação (ITSqc), da Universidade de Carnegie Mellon, em parceria com empresas de tecnologia, Satyam, Accenture, IBM e EDS (hoje pertencente à HP) desenvolveu um conjunto de melhores práticas para serviços terceirizados de TI, conhecidos como modelos de capacidade para terceirização de serviços. Ambos os modelos são trabalhados em três dimensões descritas abaixo:
- Ciclo de vida: contém as etapas que devem ser seguidas para realizar o processo de terceirização, desde a iniciação até a sua conclusão. Algumas práticas podem ser utilizadas em uma determinada etapa do ciclo de vida, enquanto que outras devem ser utilizadas em todo o processo da terceirização (em andamento).
- Áreas de capacidade: contém as práticas a serem utilizadas para o desenvolvimento da terceirização, constituídas em diferentes etapas do ciclo de vida e em diferentes níveis de capacidade.
- Níveis de capacidade: descreve o que a organização contratante espera e o que se deve trabalhar em termos de práticas a serem realizadas para obter uma melhor qualidade dos serviços terceirizados. Começa a partir do desejo de gerenciar os serviços terceirizados, e continua até o mais alto nível, onde o comprador ou o fornecedor demonstra a capacidade de sustentar a excelência nos serviços terceirizados.

Modelo eSCM-SP

O modelo eSCM-SP contém um conjunto com 84 práticas direcionadas a provedores de serviços, divididas em 10 áreas de capacidade. Ele oferece orientação ao provedor de serviços, ajudando-o a melhorar suas capacidades em torno do ciclo de vida da terceirização, diferenciando-o de seus concorrentes e mantendo uma vantagem competitiva.



Modelo eSCM-CL

O modelo eSCM-CL é mais completo em relação ao eSCM-SP, pois possui 95 práticas, mas direcionadas a organizações clientes, e divididas em 17 áreas de capacidade, oferecendo orientação para a organizações cliente, ajudando-a a melhorar suas capacidades em todo o ciclo de vida da terceirização, com meios de avaliar melhor sua estrutura de serviços



Referências:
HEFLEY, William E.; LOESCHE, Ethel A. The eSCM-CL v1.1: Model overview. Pittsburgh: Carnegie Mellon University, 2006.
HYDER, Elaine B.; HESTON, Keith M.; PAULK, Mark C. The eSCM-SP v2.01: Model overview. Pittsburgh: Carnegie Mellon University, 2006.
MEDEIROS, Bruno Campelo. A influência do processo de terceirização de tecnologia da informação na utilização dos modelos de contratação de serviços: um estudo de casos múltiplos. 2009. Dissertação de mestrado. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Rio Grande do Norte.

2 comentários:

  1. Olá Bruno, estou estudando este modelo na disciplina de Gestão da Tecnologia da Informação no Mestrado em Gestão do Conhecimento e Tecnologia da Informação. Seu artigo me ajudou muito a entender estes modelos que vou apresentar hoje com meus colegas de classe.

    Obrigado por compartilhar seu conhecimento.

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