Dentro do sistema de valor de uma indústria, o grupo de companhias que realizam cada passo criando e entregando o produto é chamado de rede da cadeia de suprimento. Quando os gerentes de operações procuram controlar este fluxo, percebem que podem obter benefícios em termos de velocidade, confiabilidade, flexibilidade, custos e qualidade, em comparação à simples gestão do futuro interno à empresa.
Reconhece-se que há benefícios significativos a serem ganhos ao tentar dirigir estrategicamente toda uma cadeia em direção à satisfação dos clientes finais. Alguns termos utilizados em gestão de operações que causam uma certa confusão são descritos e mostrados no gráfico abaixo:
1 - gestão de compras e suprimentos
2 - gestão da distribuição física
3 - logística
4 - gestão de materiais
5 - gestão da cadeia de suprimentos
O que significa Gestão da Cadeia de Suprimentos?
Em sua essência, a gestão da cadeia de suprimentos (SCM - Supply Chain Management) é a coordenação dos fluxos de material (1), informação (2) e financeiro (3) entre todas as empresas que participam de uma transação de negócios.
Os fluxos de material envolvem produtos físicos fluindo de fornecedores a clientes através da cadeia, como também fluxos inversos de material, como devolução de produtos.
Os fluxos de informação envolvem previsão de demanda, transmissão de pedido e relatórios de situação de entrega.
Os fluxos financeiros envolvem informações sobre cartões de crédito, condições de crédito, programação de pagamentos e título.
A filosofia do SCM ultrapassa o gerenciamento do fluxo das mercadorias. A cadeia é vista como uma entidade única. Pires ressalta certos procedimentos têm permitido obter resultados positivos na SCM.
- reestruturação e consolidação do número de fornecedores e clientes, construindo e implementando relações de parceria.
- divisão das informações e integração da infraestrutura com clientes e fornecedores, proporcionando entregas just-in-time e diminuição dos níveis de estoque.
- desenvolvimento conjunto de produtos, com o envolvimento dos fornecedores, visando redução dos custos e do tempo no desenvolvimento.
- integração das estratégias na cadeia produtiva, compatibilizando estratégias competitivas com medida de desempenho.
A figura abaixo relaciona o SCM, a logística e o transporte, estoque e armazenagem.
Demanda
A demanda caracteriza a intenção de consumo e pode ser estável ou volátil. A previsão de demanda é uma das tarefas árduas do SCM. As flutuações na demanda são governadas basicamente por sazonalidade, tendências de mercado, fatores randômicos (pacote econômico, por exemplo) e fatores cíclicos (diversidade do clima, por exemplo). As variações mna demanda podem trazer excesso de inventário, previsões de vendas não confiáveis, excesso de capacidade produtiva.
As operações globais aumentam os custos e a complexidade da logística, pois aumentam a incerteza e reduzem a capacidade de controle. A incerteza resulta de enormes distâncias entre os elos da cadeia e a capacidade de controle é reduzida devido aos requisitos e restrições ao comércio.
Efeito chicote
O efeito chicote é o aumento da variabilidade ao longo da cadeia de suprimentos. O caso mais conhecido foi o da Procter & Gamble onde as vendas de produto a varejo eram uniformes mas os pedidos colocados pelos distribuidores flutuavam bastante e que provocava um grande erro na cadeia que se traduzia em estoques elevados.
Fatores que aumentavam a variabilidade:
- Imprecisão na previsão de demanda
- Lead-times longos
- Pedidos por lote
- Flutuações de preços
- Pedidos inchados
Conceito de SCM
A gestão da cadeia de suprimentos (SCM) pode ser definida como a gestão da cadeia completa do suprimento de matérias-primas, manufatura, montagem e distribuição até o consumidor final. O Conceito de SCM é mais abrangente que o conceito de gestão de logística integrada, podendo até envolver a modificação de processos organizacionais. A SCM é um conjunto de abordagens utilizadas para integrar eficientemente fornecedores, fabricantes, depósitos e armazéns de forma que a mercadoria seja produzida e distribuída na quantidade certa, para a localização certa, no tempo certo, de forma a minimizar os custos globais do sistema ao mesmo tempo que atinge o nível de serviço desejado. A SCM envolve o controle dos fluxos entre os estágios na cadeia para maximizar a lucratividade total.
Objetivo da SCM
O objetivo da gestão da cadeia de suprimentos é buscar a sintonia entre os diferentes agentes e a eficiência conjunta. Tal sintonia envolve atividades de logística - atividades que envolvem colocar produtos disponíveis, onde e quando são desejados por seus consumidores e a gestão de todos os processos envolvidos.
Benefícios do SCM
Os principais benefícios da SCM são a redução da incerteza e riscos ao longo da cadeia, afetando positivamente os níveis de estoque, tempos envolvidos, processos e serviços ao cliente, além de contribuir para o aumento do lucro e da competitividade dos envolvidos na cadeia.
Barreiras na utilização do SCM
Não é fácil coordenar toda a cadeia. Isto é especialmente verdade quando parte da cadeia atende a conjuntos diferentes de clientes finais. Para chegar ao estágio de integração plena, com benefícios globais expressivos, o caminho é árduo, requerendo a eliminação de inúmeras barreias. Exige revisão da estrutura organizacional, utilização de sistemas de informação inteorganizaionais e sistemas de custos adequados.
Considerações sobre o SCM
A gestão da cadeia de suprimentos é baseada na crença de que a eficiência ao longo do canal de suprimentos pode ser melhorada por meio do compartilhamento de informações e do planejamento conjunto entre seus diversos agentes.
A gestão da cadeia de suprimentos pressupõe a integração de todas as atividades envolvidas, mediante a melhoria nos relacionamentos entre seus diversos elos e agentes, buscando construir vanatgens competitivbas sustentáveis.
Fonte:
Veras, Manoel. Disponível em: http://sistemasdeinformacao10.blogspot.com/2009/02/scm-supply-chain-management.html
Referências:
NIGEL SLACK et al. Administração da produção, 2002.
SUNIL CHOPRA et al. Gerenciamento da cadeia de suprimentos: estratégia, planejamento e operação, 2002.
Muito bom, estou fazendo MBA em Cadeia de Suprimentos e gostei muito do artigo. Parabéns !
ResponderExcluirValeu, Carlinhos, obrigado pelo elogio! Observe os assuntos relacionados ao ERP2, que já tratam da integração dos assuntos ERP, CRM e SCM.
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