domingo, 11 de abril de 2010

O que é o Business Intelligence (BI)

O ambiente de negócios é cada vez mais complexo o que dificulta a tomada de decisão. Sabe-se que as empresas devem reagir e se adaptar rapidamente ao ambiente. As decisões são cada vez mais complexas devido a operações cada vez mais baseadas em redes e globais. Por outro lado na medida que as organizações se tornam mais complexas, a janela de tempo para a tomada de decisão se torna menor. Uma decisão só é boa se for tomada no tempo certo.

O Business Intelligence (BI) é basicamente um termo guarda-chuva que inclui arquiteturas, ferramentas, banco de dados, aplicações e metodologia que tem como principal objetivo analisar dados empresariais. Trata da tentativa de transforma dados em informações de uma maneira um pouco mais sistematizada , tornando o decisor menos dependente de métodos baseados em intuição ou tentativa e erro.

Os objetivos do BI são permitir o acesso aos dados, proporcionar a manipulação destes dados e fornecer aos decisores a possibilidade de realizar a análise adequada dos dados. A idéia é que os insights propiciados pelo BI possibilitem uma tomada de decisão mais apurada.

O termo BI surgiu na década de 1990 e foi primeiramente utilizado pelo Gartner. Mas o conceito em si existe desde a década de 70 com o SIG e o SIE. Mais recentemente o conceito de SIE (sistema de informação executiva) foi transformado em BI.
Existem quatro componentes chaves no BI (ver figura) e descritos a seguir:





(1)Data Warehouse (DW) - Repositório especial preparado para dar suporte a aplicações de tomada de decisão. Onde os dados fontes (normalmente oriudos de sistemas OLTP) são carregados.(2)Ferramentas de acesso (análise de negócios) - Coleção de ferramentas para manipular e analisar os dados do DW. A principal categoria de ferramente de análise de negócio é a OLAP (processamento analítico on-line) que permite que os usuários possam analisar diferentes dimensões dos dados. A outra categoria relevante é o data mining que é uma classe de análise baseada em bancos de dados que procura padrões ocultos e que podem ser utilizados para prever comportamentos futuros.(2a)OLAP - O OLAP é um software que permite que os usuários analisem dados multidimensionais criando os cubos de dados. A maneira que os produtos OLAP fazem a interface com os dados da origem a subcategorias como o ROLAP que processa dados diretamente de um banco de dados relacional.
(2b)Data Mining - Processo de extração de informações desconhecidas, porém significativas, de banco de dados extensos para serem utilizados nas tomadas de decisões do negócio. Os dados extraídos são dados que transformados em informações podem ser usados para aproveitar oportunidades emergentes, ampliar a presença no mercado de auxiliar na tomada de decisões estratégicas. Existem diversas técnicas de data mining inlcuindo computação neural e diferentes maneira de trabalhar a informação incluindo a análise de clusters.(3)Corporate Performance Management (CPM) - Utilzado para monitorar e analisar o desempenho. Normalmente se baseia no BSC e o seu objetivo é otimizar o desempenho da organização. O CPM usa a geração e análise dos relatórios fornecidos e a opção de consultas do BI.
(4)Interface do Usuário - São os dashboards. Os dashboards fornecem visão das medidas de desempenho , tendências e exceções para todo o negócio.Importante salientar que o ambiente de DW é de responsabilidade em geral de uma equipe técnica e ambiente de análise de negócio está no âmbito dos analistas de negócio.

Existem também os sistemas de informação geográficas (GIS) que baseado em um software que simplifica a análise e visualização das informações acerca das entidades cuja localização física é importante.O GIS combina o mapeamento geográfico com um gerenciador de banco de dados.

Fonte:
VERAS, Manoel Disponível em: http://sistemasdeinformacao10.blogspot.com/search/label/Aspectos%20Gerais%20-%20BI
Referência :
TURBAN et all. Business Intellligence: Um enfoque gerencial para a Inteligencia do Negócio , 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário