sexta-feira, 9 de abril de 2010

Datacenter: a importância de uma boa construção

A construção e formação de um Datacenter pode variar de acordo com o porte, setor de atuação e poder de investimento de uma organização, principalmente no que se refere a estes elementos estruturais.



Sendo assim, um moderno Datacenter é projetado com filas dispostas entre um corredor quente e um corredor frio, com o ar frio gerado pelos aparelhos de ar condicionado e colocado na sala através de espaços existentes no piso da sala. Embora este modelo tenha maior probabilidade de sucesso no que se diz respeito ao resfriamento, é importante que o gerente da unidade realize sempre uma análise adequada para garantir que as metas de resfriamento possam ser cumpridas.

A construção, bem como o desenvolvimento planejado de um bom Datacenter podem gerar grandes benefícios para uma organização. Uma questão importante do Datacenter está vinculada à consolidação dos servidores. A consolidação de servidores é o ato de reduzir o número de servidores físicos, reduzindo o espaço físico de um Datacenter. Através da consolidação, uma organização pode não apenas reduzir o número de servidores físicos, como também os custos operacionais, através da redução do consumo de energia necessária para mantê-los funcionando, impactando diretamente na quantidade de arrefecimento necessária para manter estes servidores funcionando a uma temperatura ideal. A consolidação também ajudaria a resolver problemas relacionados à incompatibilidade de aplicativos que, à princípio, deveria ser rodados em servidores diferentes. A utilização sistemas específicos de virtualização ajuda na criação de máquinas virtuais que pudessem rodar estes aplicativos, economizando dinheiro, energia e refrigeração.
A questão de redução do consumo de energia em Datacenters tem um componente ambiental relevante. A pressão imposta po grupos ambientalistas e a mudança na legislação e regulamentação em alguns mercados forçam os fabricantes e empresas envolvidas a desenvolverem tecnologias de menor impacto ambiental. Assim também vem acontecendo com os Datacenters. Novos Datacenters podem ser projetados para serem verdes, ou seja, utilizem eficientemente a energia consumida. Outros já existentes podem ser adaptados para atenderem às reivindicações e preocupações ambientais.

Além disso, é necessário ter uma compreensão clara dos recursos físicos utilizados no Datacenter, mesmo que haja utilização de um Datacenter virtual. É necessário que estes recursos de infraestrutura (redes e servidores) estejam instalados de forma segura.

Fonte:
Texto de Bruno Campelo e Manoel Veras.

Referências:
KAPPEL, Jason A.; VELTE, Anthonny T.; VELTE, Toby J. Microsoft Virtualization with Hyper-V. New York: McGraw-Hill, 2009.
PAKBAZNIA, Ehsan; PEDRAM, Massoud. Minimizing Data Center cooling and Server Power Costs. In: 14th International Simposium on Low Power Eletronics and Design, San Francisco, 2009. Anais do 14th International Simposium on Low Power Eletronics and Design, 2009.
SCHMIDT, Roger R. et al. Evolution of Data Center environmental guidelines. American Society of Heating, Refrigerating and Air-Conditioning Engineers, v. 110, n. 1, p. 559-566, 2004.
SHULZ, Greg. The Green and Virtual Data Center. Boca Raton: CRC Press, 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário