terça-feira, 23 de março de 2010

O papel do ERP (Enterprise Resource Planning)

ERP é um sistema de informação baseado em um software aplicativo parametrizado e em banco de dados, disponibilizado como um grande pacote comercial (envolvendo o software, sizing do hardware, consultoria e gestão da mudança) por diversos fornecedores.
O ERP deve permitir às empresas:- Automatizar e integrar parcela substancial de seus processos de negócios, abrangendo finanças, produção, logística, marketing e vendas,recursos humanos.- Compartilhar dados e uniformizar processos de negócios- Produzir e utilizar informações em tempo real
A figura abaixo ilustra a idéia de integração do ERP e os seus diversos módulos. Os módulos em amarelo são fornecidos também pelos fabricantes do ERP.



Historicamente o ERP teve origem no MRP(Material Requirements Planning) e no MRP II (Manufacturing Resources Planning) das décadas de 70 e 80 respectivamente. O ERP emergiu como uma solução para os processos empresariais e para a integração da informação por volta do ano 2000 com o impulso causado pelo bug do ano 2000, que acabou ajudando a sua implantação. O ERP representa o eixo da organização baseada na informação e deve suportar a estratégia da organização. Com a incorporação do e-business (tecnologias baseadas na Web) a sua plataforma básica, o ERP agora além de tornar o processo interno mais eficiente, permite a integração de toda a cadeia de suprimentos permitindo melhorar as relações com o cliente (lado da demanda) e melhorar a gestão das necessidades de produção e estoque (lado da oferta) otimizando a relação com os fornecedores. O ERP é o repositório central de informações corporativas extraídas dos cinco principais processos organizacionais: finanças, logística, produção, recursos humanos e marketing e vendas e a camada de WEB proporciona a conexão com as organizações externas.







Os sistemas tradicionais foram desenhados para registrar as transações e seus efeitos; modularizados de acordo com a organização da empresa; estruturados para acompanhar o fluxo de trabalho e priorizados para necessidades legais, fiscais e de controle.








Os sistemas ERP por sua vez foram desenhados para suportar as transações e seus efeitos, modularizados por processos de negócio; estruturados de acordo com best practices; funcionalmente mais abrangentes e inseridos no processo de gestão do negócio.






Atividades do ERP:

-Planejamento de recursos - incluindo previsão e planejamento, gerenciamento de compras e materiais, gerenciamento do almoxarifado, distribuição dos produtos, finanças e contabilidade.
-Gerenciamento da cadeia de suprimentos - incluindo compreensão da demanda e da capacidade, bem como a programação da capacidade para atender a demanda.
-Gerenciamento da cadeia de demanda - Inclui o manejo da configuração do produto, estabelecimento de cotas e preços, contratos, promoções e comissões.
-Gerenciamento da informação - pode incluir a criação de um BI/DW, que permite e auxilia a tomada de decisão.
No ERP estas atividades são realizadas pelos módulos integrados que possibilitam que as atividades acima sejam realizadas na forma de processos. As funcionalidades do ERP e as grandes questões referentes ao ajuste necessário que a organização teria que fazer para utilizá-lo e não o contrário, na época a opção mais normal, foram brilhantemente abordadas por Thomas Davenport em seu paper “Putting the enterprise into the enterprise system” publicado na Harvard Business Review em 1998.
O ERP acabou associado à reegenharia de processos sendo a forma que alguns encontraram para fazê-la. A idéia do uso do ERP como alavanca para a reengenharia pode ser visualizada no fluxograma abaixo. A idéia de utilizar melhores práticas passa para as organizações que querem adquiri-los a impressão de que o ajuste dever sempre partir delas e não do fornecedor. A opção contrária, a chamada customização, traz um custo adicional excessivo.



Atualmente a arquitetura do ERP utiliza um modelo de três camadas – web, aplicação e banco de dados. Normalmente podem utilizar uma infra-estrutura baseda em plataforma x86 com alguma dificuldade na camada de banco de dados para instalações que demandam alto poder de processamento de transações. Os principais fornecedores são a SAP, ORACLE e a Microsiga/Datasul. A forma de licenciamento normalmente é realizada por usuário e os módulos são comercializados separadamente.
Existem fatores favoráveis e desfavoráveis a implantação dos ERPs mas boa parte das grande e médias empresas do Brasil já o possuem. Os fatores favoráveis a sua instalação são o negócio (operacionais ou estratégicos), a legislação e a tecnologia. Os fatores desfavoráveis são o custo,a inflexibilidade e o fato de não ser percebido como um diferencial competitivo .Os ERPs são implantados utilizando técnicas de gestão de projetos pois o aspecto da implantação deve ser muito bem gerenciado devido a sua complexidade.Segundo algumas pesquisas citdas em [1], os dois fatores mais importantes para o sucesso do ERP são o envolvimento do usuário e o apoio da alta direção.


Fonte:


Referências:
COLÂNGELO FILHO, Lúcio. Implantação de sistemas ERP (Enterprise Resources Planning): um enfoque de longo prazo. ATLAS, 2001.
DAVENPORT, THOMAS. “Putting the enterprise into the enterprise system” publicado na Harvard Business Review em 1998.
NORRIS, GRANT et al. E-Business e ERP: Transformando as Organizações, Qualitymark, 2001.

Um comentário: