segunda-feira, 1 de março de 2010

Gerenciamento do Escopo de um projeto

Dentro de qualquer projeto que venha a ser desenvolvido em uma organização, é importante que se tenha um gerenciamento do Escopo bem definido.

O gerenciamento do escopo abrange alguns processos requeridos para que tenhamos a certeza de que a equipe do projeto realizará todo e somente o trabalho necessário para que o projeto seja bem-sucedido. Isto significa que o trabalho seja executado da forma como foi planejado, com o intuito de evitar grandes mudanças. As vezes ele é confundido com o escopo do produto. A diferença é que o escopo do produto envolve os recursos (atributos) necessários para ser desenvolvido, enquanto que o escopo do projeto envolve o trabalho necessário para desenvolver o próprio produto.

Além disso, o gerenciamento do escopo se torna importante para um projeto, na medida em que ele define com clareza o que deve ser entregue ou não ao final de um projeto, isto é, define os limites na utilização dos recursos envolvidos.

Desta forma, os processos de gerenciamento do escopo são:



Planejamento do Escopo: documenta como o projeto será definido, verificado, controlado e como a estrutura analítica do projeto (EAP) será criada e definida.
Definição do Escopo: desenvolvimento de declaração do escopo detalhada como base para futuras decisões.
Criação da EAP: subdivisão dos resultados principais do projeto em componentes menores para melhor gerenciamento.
Verificação do Escopo: formalização da aprovação das entregas do projeto.
Controle do Escopo: controle das mudanças no escopo do projeto.

Referência:

BARBOSA, Adriane Monteiro Cavalieri (coord.). Como se tornar um profissional em Gerenciamento de Projetos: livro-base de "Preparação para Certificação PMP - Project Management Professional". 2. ed. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2007.


Nenhum comentário:

Postar um comentário