sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Pressão e Reação com a TI

A TI se tornou o principal facilitador das atividades empresariais catalizando mudanças na estrutura e na administração das empresas. As pressões exercidas pelo avanço tecnológico associado a fatores sociais e ao próprio mercado requerem das empresas reações freqüentes e ágeis para aproveitar as oportunidades geradas por este ambiente competitivo. O crescimento ou mesmo a sobrevivência da organização demanda investimentos em atividades inovadoras que visam transformar estruturas , processos ou mesmo o modelo de negócios adotado e não apenas recorram às tradicionais providências de foco operacional como reduzir custos.As organizações devem responder com uma reação a estas pressões [1]. Para Turban e outros , esta resposta pode ser facilitada pela TI, ou ainda, a TI pode vir a ser a única resposta para determinada situação de pressão.As pressões podem ser classificadas da seguinte forma:Pressões do próprio mercado: provenientes da economia globalizada e de concorrência acirrada; a diversificação da força de trabalho (especialmente nos países desenvolvidos); clientes mais informados e mais exigentes.Pressões da Tecnologia: crescimento do papel da tecnologia no ambiente empresarial; alta disponibilidade de informação na Internet, facilitando o acesso para empresas e pessoas.Pressões Sociais: crescimentos da discussão sobre responsabilidade social e ambiental, fazendo com que as questões sociais passem a afetar os negócios; regulamentações governamentais (ambientais, de saúde, segurança, etc.).A figura abaixo resume as pressões exercidas sobre as empresas:



Para suportar estas pressões é necessário que as organizações dêem respostas cada vez mais rápidas. Muitas vezes antigas soluções não se mostram eficazes, necessitando que sejam modificadas, complementadas ou eliminadas. Os principais tipos de respostas baseadas na TI podem ser resumidas abaixo:



1. Sistemas estratégicos: sistemas de que oferecem vantagens estratégicas às organizações;2. Sistemas de aperfeiçoamento contínuo (just in time e sistemas de gestão da qualidade total): sistemas que visam a melhoria de produtividade e qualidade;3. Sistema de comércio eletrônico e sistemas de apoio às parcerias empresariais (e-procurement , CRM e SCM): estratégia e novos modelos de negócios que utilizem redes eletrônicas para realizar transações comerciais. Apoio a fusões que precisam do apoio da TI para a integração das operações.4. Sistemas de apoio à reengenharia dos processos de negócio (ERPs) e sistemas analíticos (BI) : Introdução de uma importante inovação na estrutura de uma empresa e na condução de seu negócio. Geralmente se configura por mudanças bruscas nas empresas através de adoção de processos baseados em melhores práticas e sistemas de inteligência (business intelligence) que permitem a análise organizacional e de mercado.

Em resumo, estejam convictos de que a TI é o grande apoio para a organização do futuro cada vez mais baseada em dados e informaçoes. Cabe a cada um de nós que respiramos todos os dias assuntos relacionados a esta área que saibamos colocar para os atores organizacionais a importância do investimento em TI para a sobrevivencia e preservação das suas organizações. A maneira mais fácil de explicar para as áreas de negócio como uma iniciativa de TI pode melhorar a competitividade da organização é vincula-la a uma ferramenta como o BSC(balanced scorecard) que é uma forma de representar a estratégia de uma organização conforme ilustra diagrama abaixo.


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