sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Estratégia: bases conceituais

O termo "Estratégia" surgiu há muito tempo atrás na Grécia, e tem origem militar. Sua utilização etava relacionada às operações e movimentos de um exército. Na época, os líderes realizavam ações de planejamento, preparação e aplicação da tropa, desenvolvento táticas de ataque e defesa, a fim de surpreender o inimigo.

O que significa Estratégia nos negócios?

Segundo Mintzberg (2001), a estratégia nos negócios está relacionada aos planos da alta administração para atingir resultados consistentes com as missões e objetivos da organização. Ou seja, estratégia nada mais é do que o caminho a ser construído para que os objetivos estabelecidos em uma organização sejam atingidos. No entanto, Burkholder (2006) diz que, antes de definir uma estratégia, é fundamental entender quais são os objetivos do negócio. Ao estabelecer os objetivos do negócio, a organização terá mais facilidade de delinear o caminho a ser seguido (formulação de sua estratégia) para obter sucesso em seu setor de atividade. Assim, é fundamental ter objetivos mensuráveis que traduzam a razão de ser da organização (missão) e alinhados com a estratégia corporativa.

A estratégia pode assumir diferentes conceitos, dependendo do momento em que a organização esteja e como o seu setor/mercado está se desenvolvendo (ler 5p`s da estratégia).

As dez escolas da Estratégia

O processo de desenvolvimento do conceito de Estratégia evoluiu ao longo dos anos. Desde a metade do século XX, diversos autores promoveram correntes de pensamento que caracterizavam o conceito de estratégia corporativa sobre diferentes ângulos. Sendo assim, Mintzberg (1999) reuniu estas correntes de pensamento em um livro chamado Safári da Estratégia, utilizando metáforas e termos que apresentavam de forma peculiar cada escola de pensamento. As escolas se dividiam basicamente em três grupos, conforme o quadro abaixo:

Referências:

BURKHOLDER, Nicholas C. Outsourcing: the definitive view, applications, and implications. Hobboken: John Wiley & Sons, 2006.

MEDEIROS, Bruno Campelo. A influência do processo de terceirização de tecnologia da informação na utilização dos modelos de contratação de serviços: um estudo de casos múltiplos. 2009. Dissertação de mestrado. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Rio Grande do Norte.

MINTZBERG, Henry; ALHSTRAND, Bruce; LAMPEL, Joseph. Safári de estratégia. Porto Alegre: Bookman, 1999.

MINTZBERG, Henry; QUINN, James Brian. O processo da estratégia. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.

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