Administração é o processo de colocar em prática decisões sobre objetivos e utilização de recursos. O processo administrativo (desenvolvido formalmente por Henri Fayol) está relacionado a qualquer situação em que haja pessoas utilizando recursos para atingir algum tipo de objetivo. A finalidade do processo de administrar é garantir a realização dos objetivos através da aplicação dos recursos.
- Decisões: abrange as funções que o administrador deve exercer (planejamento, organização, direção e controle).
- Recursos: abrange um espectro de fenômenos individuais, sociais e organizacionais. Podem ser tangíveis (financeiros, organizacionais, físicos, etc.) ou intangíveis (humanos, de inovação, informação).
- Objetivos: são os resultados esperados, ou seja, os fins que as organizações procuram atingir.
Uma organização que consegue realizar seus objetivos é eficaz. Entre duas organizações, ou entre dois momentos da mesma organização, é mais eficiente aquela que realiza o mesmo objetivo com menor quantidade de recursos. Eficácia é a capacidade de realizar objetivos. Eficiência é a capacidadee de utilizar de forma produtiva os recursos.
Em algumas organizações torna-se perceptível os problemas relacionados à dificuldade de alcance dos objetivos estabelecidos em decorrência da má utilização dos recursos ou de realização das funções administrativas. A estrutura organizacional pode não ser adequada e/ou a gestão não é bem conduzida.
A Administração tem como principais finalidades:
- Facilitar e proporcionar maior qualidade ao processo decisório e de estabelecimento de prioridades;
- Estruturar o desenvolvimento de novos negócios e consolidar vantagens competitivas a partir de negócios atuais;
- Identificar "quem é quem" na empresa (estabelecer responsabilidades);
- Consolidar mecanismos que facilitem os profissionais no que se refere ao pensamento e a ação de forma otimizada.
A Administração tem como características importantes:
- a aplicação baseada por otimizados uso e equilíbrio de teoria e prática administrativa (isto exige do profissional de Administração um conceito acadêmico e de mercado);
- qualidade relacionada ao estilo de atuação e nível de conhecimento de executivos e funcionários (quanto maior for a qualificação de sua equipe, provavelmente haverá melhores resultados);
- Evolução constante;
- Ativa, criativa e complexa (a Administração deve ser utilizada de acordo com as especificações de cada negócio);
- Inexata e intangível;
- Deve apresentar eficiência, eficácia e efetividade.
Referência:
- MAXIMIANO, Antônio César Amaru. Teoria geral da Administração: da escola científica à competitividade na economia globalizada. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2000.
- OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Introdução à Administração: edição compacta. São Paulo: Atlas, 2009.
Nenhum comentário:
Postar um comentário