segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Funções administrativas

As funções administrativas se referem às atividades que devem ser desempenhadas em todo e qualquer processo administrativo em um contexto corporativo. São funções que devem ser realizadas pelo administrador de forma contínua, com o intuito de melhorar o desempenho organizacional. Sua abordagem é vista desde os tempos da Administração clássica, quando Fayol, um dos grandes nomes desta corrente de pensamento, desenvolveu os princípios gerais da administração. Desde então, varios autores desenvolveram este assunto. Abaixo, coloco três nomes importantes:

Atualmente, as funções administrativas são classificadas da seguinte forma:
- Planejamento: permite diagnosticar e analisar situações atuais, estabelecer resultados (objetivos e metas), delinear estratégias, bem como leis e normas que servem como sustentação a este procedimento administrativo.
- Organização: orienta a capacidade de ordenação, estruturação e apresentação de um sistema, projeto e de recursos alocados, visando alcançar os objetivos estabelecidos.
- Direção: Cuida da capacidade e habilidade de supervisionar e orientar os recursos, alocados nas atividades das empresas, visando o processo decisório direcionado ao alcance dos objetivos estabelecidos.
- Controle: Procura medir e avaliar o desempenho corporativo e os resultados das ações e estratégias, com a finalidade de realimentar com informações os tomadores de decisões.
Referências:

ARAÚJO, OSNALDO. O trabalho técnico e o trabalho administrativo. Disponível em:
http://www.dearaujo.ecn.br/cgi-bin/asp/funcoesAdministrativas.asp. Acesso em: 07-12-2009.
CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração. 7. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2004.
HITT, Michael A. IRELAND, R. Duarte; HOSKISSON, Robert E. Administração estratégica: competitividade e globalização. 2. ed. São Paulo: Thomson Learning, 2008.
MAXIMILIANO, Antônio César Amaru. Teoria geral da administração: da escola científica à competitividade na economia globalizada. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2000.
NETO, Sílvio Carvalho. A contribuição da administração para o desenvolvimento das organizações. Revista Eletrônica de Administração, v. 1, n. 1, 2002.
OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Introdução à Administração. São Paulo: atlas, 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário