segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Serviços do DATACENTER

Os DATACENTERS hospedam recursos computacionais críticos em um ambiente necessariamente controlado e sob gerenciamento centralizado que permite suportar as aplicações empresariais. A qualidade dos dispositivos utilizados (switches, storage, servidores) pode influenciar os níveis de serviços que serão entregues às aplicações e aos processos de negócio.
A figura abaixo apresenta os principais serviços providos pelo DATACENTER, separando os serviços de TI dos componentes externos, como instalações, energia, refrigeração e gerenciamento físico.


- Serviços de rede e segurança: envolvem a conexão entre os componentes internos e deles com o mundo exterior, através de dispositivos como switches, roteadores e outros.
- Serviços de processamento: respondem de forma direta pelo desempenho do DC, envonvendo servidores, sistemas operacionais e processadores.
- Serviços de armazenamento: envolvem armazenamento de dados em unidades de storage (backup).
- Serviços de aplicação: envolve a virtualização, permitindo que servidores físicos rodem diversas aplicações em diferentes sistemas operacionais, otimizando a utilização de recursos se memória e processamento.
- Serviços de alta disponibilidade e recuperação de desastres: inclui a extensão do storage, seleção do site e interconectividade. Trata também de políticas, softwares e dispositivos de backup.
- Serviços de automação e gereneciamento: envolvem toda a malha de gerenciamento, incluindo desde o hardware até os aspectos de automação de correções do sistema operacional.
Fonte:
VERAS, Manoel. Datacenter: componente central da infraestrutura de TI. Rio de Janeiro: Brasport, 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário