quarta-feira, 21 de abril de 2010

Componentes da Governança de TI

A Governança de TI envolve mecanismos e componentes que permitem o desdobramento da estratégia de TI (alinhada à estratégia organizacional) até as operações dos produtos e serviços correlatos, quando estes componentes estiverem funcionando de forma integrada.




1 - Componentes da etapa de alinhamento

Princípios de TI: regras que todos devem seguir, no âmbito da empresa (refletem as diretrizes do negócio para esta função), e que subdisiam tomadas de decisão acerca da arquitetura e da infraestrutura de TI, aplicações e recursos.
Necessidades de aplicações: se referem às aplicações necessárias para atender às demandas do negócio.
Aquitetura de TI: diz respeito à organização lógica dos dados, aplicações e infraestrutura, buscando a integração do negócio e padronização técnica.
Infraestrutura de TI: Se refere à fundação da capacidade planejada de TI (pessoas, equipamentos, aplicativos, redes) disponível e requerido pela organização em forma de serviços.
Objetivos de desempenho: direcionam a gestão de TI para atender as metas de desempenho estipuladas para o setor.
Capacidade de atendimento da TI: define a quantidade de recursos humanos necessários para atender à demanda por sistemas e serviços.
Estratégia de outsourcing: cuida da avaliação, seleção negociação (contratos), transição e gerenciamento de serviços junto aos fornecedores.
Política de Segurança da Informação: se refere à definição de diretrizes e ações referentes à segurança de aplicativos, dados, redes , pessoas e parceiros envolvidos com a organização.
Competências: se refere à utilização de recursos necessários para a implantação das iniciativas e gestão da mudança da TI.
Processos e organização: apresentam a forma como os serviços de TI serão desenvolvidos, gerenciados e entregues aos usuários finais.
Plano de TI: descreve os objetivos, as ações, os indicadores e os agentes envolvidos na realização do alinhamento estratégico entre TI e o organizacional.
2 - Componentes da etapa de decisão, compromisso, priorização e alocação de recursos
Mecanismos de decisão: define quem é (são) o(s) responsável (is) sobre a TI dentro da organização (os arquétipos de tomada de decisão descritos no modelo de Well e Ross)
Portfolio de TI: metodologia para a priorização de investimentos de TI com base no retorno de projetos e ativos. Toda a empresa possui uma série de ações organizadas em projetos no qual pretende realizar, mas a priorização de projetos em decorrência da falta ou escassez de recursos deve ser colocada em prática.
3. Componentes da etapa de estrutura, processos, organização e gestão
Operações de serviços: locais onde acontece o atendimento de serviços de TI; Podem ser operações de sistemas, suporte técnico, segurança, suporte ao CIO, de processos ou outras operações.
Relacionamento com o cliente: trata da interação dos usuários internos ou externos com a área de TI, abrangendo processos que definem como o cliente solicita o serviço, quem pode solicitar, canais de comunicação, etc.
Relacionamento com o fornecedor: trata de como as solicitações são encaminhadas aos provedores de serviço, como os SLAs são controlados, como o fornecedor responde às solicitações, etc.
4. O componente da etapa de medição de desempenho da TI
Gestão do desempenho: refere-se ao monitoramento dos objetivos de desempenho das operações de serviços (suporte e entrega do serviço, segurança da informação, SLAs, etc).
Referências:
FERNANDES, Aragon; ABREU, Vladimir Ferraz de. Implantando a Governança de TI: da estratégia à gestão dos processos e serviços. Rio de Janeiro: Brasport, 2006.
WEILL, Peter; ROSS, Jeanne W. Governança de Tecnologia da Informação: como as empresas com melhor desempenho administram os direitos decisórios de TI e busca por resultados superiores. São Paulo: Makron Books, 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário