segunda-feira, 20 de agosto de 2012

O que é produtividade?

Aumentar a produtividade é produzir cada vez mais e/ ou melhor com cada vez menos recursos. Neste caso, podemos considerar que a produtividade de uma empresa pode ser dada através da divisão entre o que ela produz (produtos/ serviços) pelo que ela consome (recursos).

Sendo assim, as empresas produzem produtos/ serviços com o propósito de atender às necessidades de seus clientes. Estes produtos devem ser especificados, projetados e produzidos de tal forma a terem valor, ou seja, serem necessários, desejados e ambicionados pelos clientes. O preço é função deste valor. Cobra-se pelo valor que se agrega. Se o valor não suplantar o preço, as vendas caem e é então necessário dar desconto. No entanto, se a empresa conseguir criar valor com um baixo custo, ela poderá atrais consumidores com maior facilidade.

Para aumentar a produtividade de uma empresa, deve-se agregar o máximo de valor (máxima satisfação das necessidades dos clientes) ao menor custo. Não basta aumentar a quantidade produzida, é necesário que o produto tenha valor, que atenda às necessidades dos clientes. Quanto maior a produtividade de uma empresa, mais útil ela é para a sociedade, pois está atendendo às necessidades dos seus clientes a um baixo custo. O seu lucro decorrente é um prêmio que a sociedade lhe paga pelo bom serviço prestado e um sinal de que deve crescer e continuar a servir bem.

Referência:
CAMPOS, Vicente Falconi. TQC - Controle da Qualidade Total (no estilo japonês). Nova Lima: INDG Tecnologia e Serviços, 2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário