quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Modelo de Canvas em negócios (Business Model Canvas)

O Modelo de Canvas ou Business Model Canvas é um modelo de gestão organizacional, construído em forma de mapa, que serve para desenvolver negócios e definir o posicionamento da organização em relação ao mercado. Desenvolvido por Alexander Osterwalder, o Canvas ajuda a apresentar de maneira simples e resumida, toda a estrutura de um negócio, definindo desde a oferta de valor que este negócio precisa gerar para o mercado, até a formação de parcerias que irão ajudar a ofertar este valor.

No entanto, pelo sucesso de sua utilização, este modelo está sendo diversificado em sua finalidade, seja , por exemplo, para abrir um negócio (no caso para empreendedorismo), ou para melhorar o desempenho e definir o foco de atuação de um profissional no mercado. Abaixo, segue o exemplo de um Modelo de Canvas para quem pretende atual na área de Gerenciamento de Projetos:



Em se tratando de empreendedorismo, tema em que se tem maior utilização do Canvas, não acredito que este modelo sirva para substituir o plano de negócios tradicional, mas ele serve como um "resumo direcionador" do negócio, onde o investidor, por exemplo, possa visualizar de maneira mais simples e assimilar mais facilmente qual é a ideia geral do negócio e em que direção ele pretende seguir.

O modelo é desenvolvido em 9 partes, descritas à seguir:
- Segmento de clientes: que fatia de mercado ou segmento a empresa pretendo atender (público-alvo).
- Oferta de valor: que valor (benefício) a empresa precisa entregar a este público-alvo. Se torna mais relevante definir algo de entrega que seja "diferente" em relação ao que já é oferecido neste mercado.
- Canais: explica como a empresa chega até o cliente, ou seja, quais os caminhos a empresa se comunica com o cliente.
- Relacionamento: define os tipos de relação que a empresa constrói com cada semgmento de clientes.
- Fonte de receitas: significa a forma como a empresa irá gerar receita e como o seu cliente pagará pelos benefícios recebidos.
- Recursos-chave: são os ativos (ou insumos) necessários para que o modelo de negócio funcione.
- Atividades-chave: trata das atividades mais importantes que a empresa deve fazer de forma constante.
- Parceiros-chave: se refere às empresas ou agentes que ajudam o negócio a entregar a oferta de valor ao público-alvo (cliente).
- Estrutura de custos: se refere aos custos principais que tem peso financeiro e são derivados do modelo de negócios.

Podemos ainda agrupar e organizar estas nove áreas em quatro grandes grupos:
- Grupo Infraestrutura: envolve as áreas de Recursos-chave, Atividades-chave e Parceiros-chave.
- Grupo Oferta: envolve a área de oferta de valor.
- Grupo Clientes: envolve as áreas de Segmento de Clientes, Canais e Relacionamento.
- Grupo Finanças: envolve as áreas de Fonte de Receitas e Estrutura de Custos.

Exemplos de aplicação do modelo de Canvas:

Google:

Dropbox:


Mercado Livre:


Referência utilizada:
http://startupmt.com.br/docs/OAnalistaDeModelosDeNegoocios.pdf

5 comentários:

  1. Esse modelo de criação de novos negócios é tendencioso. A realidade das empresas do século 21 requer um plano de negócios fiel a sua atuação, e o modelo de canvas é uma ferramenta que torna prático o pensamento de como serão desenvolvidos os processos da empresa. Acho que esse assunto deveria ser abordado com muita ênfase dentro das instituições de ensino, pois ele desperta a vontade de inovar e empreender.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo comentário, Jaílton! Acho essencial que esse assunto seja abordado nas instituições de ensino.

    Outro modelo, dentre vários modelos que estão sendo criados com base na estrutura de cavas é o Project Model Canvas, ideal para trabalhar a ideia de gerenciamento de projetos nas empresas de forma simplificada. Vale a pena dar uma pesquisada na web para conhecer mais sobre o assunto.

    ResponderExcluir
  3. Com certeza pesquisarei esse novo modelo. Estou aprofundando meu conhecimento no BMG, e quando decidi comprar o livro que é pertinente a este assunto, descobri também o Business Model You. Esse é um modelo que utiliza a mesma base do Business Model Generation voltado a novos modelos para inovação na carreira profissional ou até mesmo na vida pessoal.

    ResponderExcluir
  4. Tinha só ouvido falar neste modelo de gestão, com este artivo vi com é tão abrangente este método. Parabéns pelo Blog!

    ResponderExcluir