Praticar a gestão da qualidade nos dias de hoje se tornou praticamente uma obrigação para as organizações. O aumento da competição no mercado e uma maior exigência do cliente são algumas das razões para esta realidade, que vêm desde o início dos anos 1990. Para isso, são utilizadas diversas ferramentas (diagrama de causa e efeito, folha de verificação, histograma, pareto, etc.) que ajudam na medição e controle das atividades na empresa, geralmente aplicadas em conjunto a um processo de melhoria, conhecido como PDCA.
O PDCA (conhecido também como ciclo de Shewhart ou ciclo de Deming) é um modelo de gestão da qualidade, criado por Walter Shewhart, e desenvolvido por W. Edwards Deming, que funciona como um ciclo para promover a melhoria contínua de um processo organizacional (geralmente um processo de negócio), dividido nas seguintes etapas:
- Planejar: primeira etapa do ciclo em que se definem os objetivos e metas, bem como as estratégias ou métodos para poder alcançá-los. Lembrando que as metas quantificam o objetivo traçado no processo. Exemplo: reduzir em 30% o índice de desperdício de material (reduzir o índice de desperdício = objetivo; 30% é a meta traçada).
- Executar: significa colocar o planejamento em prática, observando e medindo cada etapa a fim de coletar dados para verificar o processo na próxima etapa do ciclo (as ferramentas da qualidade ajudam na organização destes dados).
- Controlar: envolve a análise dos dados gerados pelo processo a fim de verificar se este processo está ou não adequado ao resultado pretendido, ou seja, aos objetivos e metas estabelecidas no planejamento. Utilizam-se gráficos, tabelas e outras formas de representação sistematizada para a análise.
- Agir: efetiva as mudanças (ações) propostas com base nas informações e na análise dos dados da etapa anterior, para que os problemas identificados sejam resolvidos e o processo seja aprimorado. Desta forma, volta-se à primeira etapa do ciclo (planejamento), corrigindo o método de trabalho ou as metas traçadas anteriormente.
Este ciclo permite integrar as etapas de modo relativamente simples. Sua utilização pode acontecer em qualquer processo organizacional (não necessariamente em processos de negócio) e nível organizacional. Quando se tratam especificamente dos processos de negócio, o ciclo PDCA ajuda na integração das etapas produtivas, envolvendo gestores e colaboradores em geral, tornando eles responsáveis pela qualidade do processo.
Ao completar um ciclo, se houverem mudanças nas metas, objetivos ou métodos utilizados (ou seja, no planejamento), há consequentemente uma melhoria de padrão do processo organizacional. Sempre que uma melhoria é assumida como padrão, ela se torna um novo patamar de qualidade, que poderá ser novamente melhorado e gerar um outro novo patamar, e assim, sucessivamente.
Referência:
PEARSON EDUCATION DO BRASIL. Gestão da qualidade. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2011.
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