terça-feira, 4 de setembro de 2012

Diferença entre coaching, consultoria, mentoring e counseling

Quando estudamos as teorias e modelos da administração, percebemos, em muitos casos, uma confusão na definição de determinados conceitos, o que, de certa forma, prejudica o entendimento e aplicação deles.

Um exemplo disso é a prestação de serviços de auxílio profissional às organizações, tendo como classificação, três tipos: coaching, consultoria e mentoring e counseling. Observem o vídeo à seguir:



O trabalho de consultoria é voltado especificamente para a resolução de problemas organizacionais. Através de um diagnóstico, o consultor identifica, observa e analisa os principais problemas envolvidos na organização, ou em parte dela, e, a partir desta análise, propõe um conjunto de ações que visam resolver estes problemas, ajudando na execução destas ações, ou seja, a consultoria oferece respostas, explicando o que deve ser feito em cada situação, com a participação do cliente e realiza o processo de mudança organizacional com a execução destas ações. 

Já o coaching, que, muitas vezes é confundido com a consultoria, trabalha com a ideia de autodesenvolvimento profissional, ou seja, o coach não oferece respostas diretas ao seu cliente (coachee), mas apresenta perguntas, questionamentos, ou situações para que o próprio cliente entenda quais as competências necessárias, traçando objetivos e metas para serem alcançadas. Traduzindo, o coach é um "facilitador" do processo.

O mentoring é um processo interno organizacional, conduzido por um profissional experiente, que, em geral, já passou por diferentes níveis hierárquicos da empresa e carrega consigo um alto grau de experiência sobre aquele tipo de negócio, e que utiliza dessa experiência para desenvolver novos talentos e desenvolvê-los para a organização ao qual ele trabalha, através de programas de treinamento e desenvolvimento organizacional.

O counseling é puramente um trabalho de aconselhamento. Ele ajuda as pessoas a tomarem decisões, quer de natureza pessoal ou profissional, com base no seu profundo conhecimento sobre um tema específico. O contato com ele é pontual: o cliente pede e recebe o aconselhamento e, uma vez tomada a decisão, a relação termina. Quem utiliza o serviço de counseling apenas ouve os conselhos. Além disso, não há responsabilidade por parte do conselheiro sobre como o cliente usa a informação ou como vai executar a sua decisão.



Referência:
ARAUJO, Ane. Coach: um parceiro para o seu sucesso. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.

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