quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Cloud computing: conceito e modelos

Podemos considerar a existência de um novo cenário da tecnologia da informação atualmente no meio global e empresarial. Uma nova abordagem (não tão nova assim) traduz o processo de remodelação do setor de TI, onde o mesmo passa a ser fornecido como serviço, e as organizações passam a adquiri-lo de acordo com a sua demanda e necessidade. Esta abordadem se chama Cloud Computing (computação em nuvem). Muitos consideram que o modelo de TI baseado em de cloud computing é uma espécie de "volta ao modelo mainframe", com a centralização de dados, só que de forma organizada em data centers e distribuída na web.

Cloud Computing é de fato um conjunto de recursos virtuais (hardware, software e plataformas de serviços) que podem ser configurados e reconfigurados de acordo com a carga de trabalho (processamento e armazenamento) exigida pela organização, ou seja, é uma forma de oferecer serviço sob demanda. Essa abordagem cresce consideravelmente, pois permite que as empresas substituam seus ativos de TI por serviços de processamento e armazenamento de dados adequados ao crescimento de suas estruturas, proporcionando melhor otimização e alocação dos recursos de infraestrutura.

Existem, basicamente, três principais modelos de serviços para cloud computing:
- Software como um serviço (SaaS): modelo em que os provedores oferecem as aplicações como serviços para o cliente, onde este não precisa instalar o sistema em sua infraestrutura e ter processamento local. O sistema roda na nuvem e o cliente o utiliza-o como serviço através do acesso à web. Exemplo: Google Apps.
- Plataforma como um serviço (PaaS): modelo em que o provedor oferece o desenvolvimento e a hospedagem de aplicações a serem disponíveis ao cliente na nuvem.  Oferece maior integração entre as aplicações e ajuda na redução dos custos para o desenvolvimento. Exemplo: Windows Azure.
-Infraestrutura como um serviço (IaaS): modelo em que o provedor de serviços oferece toda a infraestrutura de armazenamento e processamento (virtualizada) ao cliente, onde este pode solicitar mais ou menos recursos de armazenamento e processamento de acordo com a sua necessidade e demanda. Exemplo: Amazon EC2.

Modelos de serviços de cloud computing. Fonte: Veras (2011).

No que se refere aos modelos de implantação, podemos considerar também, basicamente, três tipos:
- Nuvem privada: trata de um modelo de infraestrutura de nuvem operada e geralmente gerenciada pela organização cliente, onde os serviços são oferecidos internamente pela própria organização.
- Nuvem pública: os serviços de nuvem são disponíveis publicamente através do modelo "pague-por-uso". Estes serviços são oferecidos por empresas especializadas e com grande capacidade de armazenamento e processamento de dados.
- Nuvem híbrida: a infraestrutura de nuvem é composta por duas ou mais nuvens (privada, pública ou comunidade), conectadas por tecnologias que possibilitam a portabilidade de dados e aplicações.

Referência:
VERAS, Manoel. Virtualização: componente central do Datacenter. Rio de Janeiro: Brasport, 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário